Macaco hi-lift, é um acessório para trilha que nenhum jipeiro dispensa. É essencial por sua utilidade e por ser uma ferramenta perfeita nas situações mais complicadas. Um atoleiro, por exemplo, que é uma coisa quase sempre esperada em um passeio off-road, é boa ocasião de uso desta peça.

Aliás, atolar é uma realidade da qual você não pode fugir, pois é para isto mesmo que servem os passeios fora de estrada. Passar aperto, atolar, encarar o que vier, são capítulos que fazem parte da aventura. Conte com eles sempre e tenha sempre à mão vários acessórios para trilhas. Entre eles um macaco hi-lift.

Acessório para trilha

É uma ferramenta meio sem jeito de acomodar, por ser pesada e desajeitada, mas é bastante prática. Muito usada especialmente por quem curte se aventurar pelas estradas, com um veículo pesadão como são os off-road.
Este instrumento é adequado para levantamento destes veículos. Pode também puxá-los. Pode arrastá-los para frente ou para trás e até de um lado para outro. Por isto, ele deve fazer parte de sua bagagem nas viagens.
Com ele é possível erguer veículos de até 3 toneladas e com altura de até 1,5m. Outro aspecto interessante é o fato de favorecer encontrar um ponto de apoio quando o carro está atolado, pois, suas garras ficam bem próximas ao solo.

Útil e versátil

Em uma situação de atolamento este macaco poderá elevar o veículo a uma altura que permita colocar, sob os pneus, pedaços de madeira e pedras. E assim formar um chão firme. Como você pode ver é uma boa alternativa. Para quem não tem guincho, atua como “macaco gordo”.
Em alguns casos, são necessárias algumas adaptações para extrair bom proveito de toda versatilidade do Hilifit. Algumas viaturas precisam adequar pontos de fixação extras no chassi. Isto é porque o macaco hi-lift precisa ser encaixado em um ponto firme e resistente que aguente o esforço que será despendido.
O tipo que vem com o carro é pequeno e possui uma base irrelevante para dar conta de situações como um atolamento. Em um solo arenoso ou em um lodaçal, a base destas ferramentas comuns vão afundando, não fornecendo um suporte eficiente para levantar o veículo. Podemos perceber, portanto, vantagens no uso do Hi-lift que possui boa área de contato com o solo, evitando este problema.

Como usar

Exige um pouco de habilidade, mas muita técnica apropriada para utilizar. Significa que há um procedimento certo que deve ser aplicado na hora do uso. E por isto, você deve estar atento às orientações que o manual trouxer.
Mas, calma! Nem precisa estressar. A seguir algumas dicas importantes e cuidados que você tem que ter ao manusear.

  • Lembre-se de travar os pneus para não deslizarem.
  • Procure uma estrutura bem firme em seu veículo, que tenha resistência para suportar o esforço. O estribo, nem pensar, é um mau lugar para engatar o macaco. Pode ser o para-choques, desde que seja bem forte, ou uma extensão dos chassis. Escolher o local certo é essencial pois evita estragos na lataria do carro e diminui a chance de acidentes. Por isto, fique atento.
  • Levante a alavanca até a altura do para-choque e trave, deixando o macaco bem firme. Comece a acionar a alavanca. A cada movimento você ouve alguns “clacs” que são barulhos que indicam o bom funcionamento dos pinos do equipamento. Levante o veículo até a altura necessária.
  • É preciso levantar uma roda por vez. Você poderá então calçá-las ou tracioná-las para tentar sair do atoleiro.
  • Quando for descer o carro, mantenha a alavanca para cima. Destrave e inicie o movimento de descida da alavanca (para baixo e para cima). Nunca solte a trava com a alavanca para baixo.
  • Outro uso prático deste acessório para trilhas é quando você precisa rebocar um carro e não conta com guincho. Neste caso, use o macaco para o resgate.

 

Quanto custa

O macaco Hi-lift atua com uma funcionalidade muito além da que pode um macaco comum. Tem a capacidade de livrá-lo de encalhamentos em buracos feitos por erosão. Pode desatolar um 4×4. E serve de guincho quando é preciso puxar algum companheiro da lama. É um acessório perfeito para ser seu aliado nas enrascadas off-road.

Mas, tudo tem seu preço e o desse macaco gira em torno de R$698,00. Talvez você ache meio caro, mas pense na tranquilidade de ter um companheiro desses em seu grupo. Quase tem o papel de um amigo, com o qual um jipeiro como você pode contar, em qualquer chuva, em qualquer hora e lugar.

Fonte: www.offroadurbano.com.br publicado em 17/08/2016 acessado em 27/02/2017 ” Macaco hi-lift: Saiba tudo sobre este acessório.”

Informações Técnicas

Capacidade de Carga 3 Ton
A Altura Total 1220 mm
B Dimensões da Base 100x180 mm
C Comprimento Máx. entre as Unhas 1030 mm
D Altura mín. da Unha 110 mm
E Comprimento da Garra 115 mm
Peso 13,2 Kg

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o Número *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

Publicações Recentes

Dia do Mecânico – 20 de dezembro

A data presta homenagem aos chamados “médicos dos carros”. O mecânico é o profissional responsável pela manutenção e cuidados dos veículos motorizados.

ler mais
/* inicio botão floating whatsapp silvana (47) 99978-1266 */
/* fim botão floating whatsapp silvana (47) 99978-1266 */