A EDG, empresa de tecnologia fundada pelo piloto Lucas di Grassi, traz ao mercado brasileiro a EDG Niobium e-Bike. A primeira bicicleta elétrica urbana 100% projetada, desenvolvida e fabricada no Brasil.

O produto, pensado para ser um meio de transporte mais acess√≠vel, tem custo ao usu√°rio mais baixo que o do transporte p√ļblico. Mobilidade limpa, de emiss√£o zero de poluentes, em harmonia com as exig√™ncias ambientais.

Lucas di Grassi √© piloto de renome internacional. Atual campe√£o mundial da F√≥rmula E, categoria de carros el√©tricos, o competidor da Audi Sport √© tamb√©m CEO da Roborace. Uma modalidade de competi√ß√£o entre carros aut√īnomos.

Seu conhecimento técnico e experiência no desenvolvimento de veículos elétricos o levou a fundar a EDG em parceria com a Electric Dreams. Empresa baseada no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

Com a colabora√ß√£o de engenheiros aeroespaciais, Lucas desenvolveu a EDG Niobium e-Bike. A √ļnica bicicleta el√©trica do pa√≠s capaz de rodar at√© 100 quil√īmetros sem precisar de recarga. Para aumentar sua autonomia, durabilidade, resist√™ncia e efici√™ncia, o quadro da bike √© feito em ni√≥bio, fruto da parceria com a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Minera√ß√£o).

Que fornece o material, muito usado na ind√ļstria de alta tecnologia ‚Äď como em aparelhos de resson√Ęncia magn√©tica e at√© mesmo na propuls√£o de foguetes.

Outro fator determinante para a maior autonomia do mercado nacional entre as bicicletas elétricas é sua bateria de íons de lítio, mesmo material usado nos veículos de alta tecnologia, como a bateria usada na Fórmula E. A peça fica alojada no interior do quadro de nióbio, o que distribui a massa do conjunto, que no total pesa apenas 15 quilos.

Com porta USB-C, seu tempo de recarga √© de 25 km de autonomia por 1 hora de carga. A EDG j√° possui tecnologia para uma recarga de 6 minutos para 100 quil√īmetros. Al√©m disso, a EDG Niobium e-Bike conta com sistema de recupera√ß√£o energ√©tica, como acontece nos carros da F√≥rmula E e da F√≥rmula 1: a energia das frenagens √© transformada em eletricidade que retorna √† bateria.

‚ÄúDesenvolvemos o produto baseado nas expectativas e nas necessidades do usu√°rio moderno. Conectividade, confiabilidade, resist√™ncia, autonomia, baixo custo por quil√īmetro rodado, e efici√™ncia‚ÄĚ, ressalta Di Grassi.

O fundador da EDG justifica a opção pelo projeto da e-bike. “O carro elétrico ainda é uma realidade distante no Brasil, muito disso em virtude da ausência de infraestrutura para recarga destes veículos.

Por isso, o primeiro meio poss√≠vel de transporte movido a eletricidade, com capacidade de ades√£o em massa, na vis√£o geral de transformar a mobilidade urbana brasileira, tem de ser a bicicleta, que tem o menor custo por quil√īmetro rodado, o que √© 167 vezes mais eficiente do que um autom√≥vel leve‚ÄĚ, afirma Di Grassi.

‚ÄúA bike el√©trica √© o primeiro passo. Nosso planejamento a longo prazo √© usar esse¬†know-how¬†para transformar a ind√ļstria da mobilidade no mundo‚ÄĚ, conclui.

Fonte: www.portalaz.com.br¬†Publicado 08/11/2017. Acessado em 10/11/2017. “Lan√ßada no Brasil bicicleta el√©trica para revolucionar a mobilidade urbana”

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