A EDG, empresa de tecnologia fundada pelo piloto Lucas di Grassi, traz ao mercado brasileiro a EDG Niobium e-Bike. A primeira bicicleta elétrica urbana 100% projetada, desenvolvida e fabricada no Brasil.

O produto, pensado para ser um meio de transporte mais acessível, tem custo ao usuário mais baixo que o do transporte público. Mobilidade limpa, de emissão zero de poluentes, em harmonia com as exigências ambientais.

Lucas di Grassi é piloto de renome internacional. Atual campeão mundial da Fórmula E, categoria de carros elétricos, o competidor da Audi Sport é também CEO da Roborace. Uma modalidade de competição entre carros autônomos.

Seu conhecimento técnico e experiência no desenvolvimento de veículos elétricos o levou a fundar a EDG em parceria com a Electric Dreams. Empresa baseada no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

Com a colaboração de engenheiros aeroespaciais, Lucas desenvolveu a EDG Niobium e-Bike. A única bicicleta elétrica do país capaz de rodar até 100 quilômetros sem precisar de recarga. Para aumentar sua autonomia, durabilidade, resistência e eficiência, o quadro da bike é feito em nióbio, fruto da parceria com a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração).

Que fornece o material, muito usado na indústria de alta tecnologia – como em aparelhos de ressonância magnética e até mesmo na propulsão de foguetes.

Outro fator determinante para a maior autonomia do mercado nacional entre as bicicletas elétricas é sua bateria de íons de lítio, mesmo material usado nos veículos de alta tecnologia, como a bateria usada na Fórmula E. A peça fica alojada no interior do quadro de nióbio, o que distribui a massa do conjunto, que no total pesa apenas 15 quilos.

Com porta USB-C, seu tempo de recarga é de 25 km de autonomia por 1 hora de carga. A EDG já possui tecnologia para uma recarga de 6 minutos para 100 quilômetros. Além disso, a EDG Niobium e-Bike conta com sistema de recuperação energética, como acontece nos carros da Fórmula E e da Fórmula 1: a energia das frenagens é transformada em eletricidade que retorna à bateria.

“Desenvolvemos o produto baseado nas expectativas e nas necessidades do usuário moderno. Conectividade, confiabilidade, resistência, autonomia, baixo custo por quilômetro rodado, e eficiência”, ressalta Di Grassi.

O fundador da EDG justifica a opção pelo projeto da e-bike. “O carro elétrico ainda é uma realidade distante no Brasil, muito disso em virtude da ausência de infraestrutura para recarga destes veículos.

Por isso, o primeiro meio possível de transporte movido a eletricidade, com capacidade de adesão em massa, na visão geral de transformar a mobilidade urbana brasileira, tem de ser a bicicleta, que tem o menor custo por quilômetro rodado, o que é 167 vezes mais eficiente do que um automóvel leve”, afirma Di Grassi.

“A bike elétrica é o primeiro passo. Nosso planejamento a longo prazo é usar esse know-how para transformar a indústria da mobilidade no mundo”, conclui.

Fonte: www.portalaz.com.br Publicado 08/11/2017. Acessado em 10/11/2017. “Lançada no Brasil bicicleta elétrica para revolucionar a mobilidade urbana”

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato Segurança *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

Publicações Recentes

O que é esqui lateral e como se faz?

Na Arábia Saudita, entre os jovens há um costume perigoso conhecido como “esqui lateral” (em tradução livre). Que consiste em trafegar o maior tempo possível com as duas rodas do veículo. Visto como uma espécie de hobby no país, algumas pessoas se arriscam...

ler mais

Vídeo do SUV Urus no deserto lançado pela Lamborghini

Lamborghini já marcou a data de lançamento de seu novo SUV, o Urus. O modelo será revelado em 4 de dezembro. Os italianos, porém, divulgaram no  dia 9 de novembro  um vídeo em que o utilitário aparece realizando diversas manobras em um deserto. No vídeo, o...

ler mais

Quais cuidados se deve ter com câmbio automático

Não tem nada mais confortável que dirigir um carro automático. No entanto a durabilidade depende de bons tratos e da utilização de maneira adequada. Então, que tal aprender um pouco sobre os cuidados com câmbio automático para descobrir se tem maus...

ler mais

Onde ZF inaugurou um Centro de Treinamento

Onde será o novo Centro de Treinamento A ZF Aftermarket inaugurou em Itu/SP) o seu novo Centro de Treinamento para concessionárias ZF que atendem veículos comerciais e equipamentos fora de estrada em toda a América do Sul. Localizado no mesmo site onde já...

ler mais

5 Motivos para você escolher um Elevador Hidráulico

O Elevador Hidráulico possui sistema de elevação Hidráulica mais seguro. O Sistema de Elevação por Cilindros Hidráulicos já é usada no Brasil a décadas, principalmente em máquinas de grande porte, como Empilhadeiras e Retroescavadeiras, além de Elevadores Prediais, Comerciais e Residenciais. O Sistema hidráulico tem destaque mundial no uso de máquinas e equipamentos, quando o assunto é força e durabilidade.

ler mais